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Ticket médio: é possível aumentá-lo AGORA?

13 de maio de 2021

Até quanto os consumidores estão dispostos a investir nos itens de sua loja? Quanto, em média, eles investem? Esse cálculo sempre acompanhou as aspirações de todo e qualquer lojista. É tíquete médio que chama? Sim! Ao mesmo tempo em que é muito mais que isso. É o sucesso na produção, seleção, curadoria, valorização, dos artigos disponibilizados, da apresentação ao público, da experiência em conquistá-los; isso tudo expresso em números, indicadores, faturamento.

A pergunta é: em meio a esse estranho estágio “pós-recessão” econômica no país, frente a uma crise sanitária, como acreditar que é possível não somente manter o tíquete médio do seu empreendimento, mas também aumentá-lo?

Elencamos alguns caminhos pelos quais é viável buscar este, que já se mostra um dos maiores anseios do segmento varejista na atualidade.

Não renegue o óbvio: alie-se ao digital

Se você nos acompanha por aqui, sabe que nas mais diversas discussões sobre “o estado da arte” do varejo contemporâneo, a performance dos lojistas nas plataformas digitais assume caráter decisivo para o que vem a seguir. No contexto em questão, a máxima permanece: não é possível pensar em crescimento de vendas, aumento de tíquete médio, no cenário em que estamos, sem marcar uma presença forte no ambiente virtual.

Pragmaticamente: para alargar fronteiras e alcançar novos públicos, suprindo variantes desfavoráveis do momento, é preciso investir numa imagem forte no universo digital, que reflita a personalidade e pujança de sua empresa em ser diferente, exclusiva, o que nos leva ao segundo caminho dessa lista.

Prossiga inovando

No pensamento de muitos, o “investir” nesse momento está exclusivamente voltado àquilo que se apresenta fora da caixa, às novidades, disrupções. Se a intenção da sua loja é aumentar o tíquete médio, agora, então prossiga inovando.

De acordo com o estudo da Magento Commerce para a América Latina, a percepção do público sobre empresas que seguem lançando produtos e processos com frequência, sempre apresentando novidades ao público-consumidor, é, em linhas gerais, cerca de 30% mais positiva em comparação àquelas que se mantém apáticas às mudanças.

Os consumidores são afetados pelo efeito paisagem: quando veem que não há evoluções, variações, no que é apresentado por uma loja, seja no PDV ou no online, a imagem desta vai se dissipando no todo e se tornando paisagem com o tempo. Por isso, prossiga inovando e aproveite para adotar o próximo caminho sugerido.

Ofereça experiências únicas

Para os assíduos por aqui, também já falamos sobre a importância da personalização de experiências nesses tempos e estas são, igualmente, pedras fundamentais para um trabalho que vise o aumento do tíquete médio de uma loja.

Os consumidores estão buscando cada vez mais produtos que falem deles, seus gostos, suas formas de ver o mundo, seus sabores prediletos, suas escolhas, suas assinaturas. Para engajar, converter e fidelizar essa parceria, é importante que o cliente possa se ver na loja, ser ele mesmo. Para isso, todos os canais devem estar alinhados e com o mesmo DNA, como aponta o próximo fundamento.

Alinhe sua experiência Omnichannel

A sincronia entre todos os canais digitais e ferramentas virtuais de relacionamento entre empresa e cliente precisa ser verificada todos os dias. Os contatos do SAC, e até dos membros do departamento de e-commerce de uma loja, por exemplo, precisam estar em confluência para que o tom do contato com os consumidores seja único, e que uma relação de confiança seja estabelecida, ao ponto de que o investimento por parte destes possa se manter ou até evoluir.

Essas são algumas das alternativas para buscar manter o tíquete médio da sua empresa avançando. É um desafio, mas que, chegarão fortes pós esse período de pandemia, aqueles que conseguirem obter sucesso nesse momento.

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