Notícias

Um raio-x do varejo brasileiro

8 de fevereiro de 2020

Em tempos de otimismo no mercado varejista é importante ter acesso a informações concisas e que reflitam a realidade dos mais diversos segmentos que compreendem o universo dos lojistas no país. Alinhado a esta proposta, o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado (IBEVAR) uniu-se ao Programa de Administração de Varejo (PROVAR) da Fundação Instituto de Administração (FIA) na elaboração de um dos maiores e mais atualizados estudos sobre a área no Brasil.

O Estudo

O Ranking IBEVAR-FIA 2019 mapeou o varejo no país, revelando os setores mais representativos e os players mais fortes de cada, tendo como base um tripé de reconhecimento: tamanho das empresas (faturamento), eficiência das operações e imagem de mercado.

O estudo revelou que as 120 maiores empresas do ramo varejista no país representam aproximadamente 30% do PIB nacional, com um faturamento somado atingindo a casa dos R$ 325 bilhões. Já as primeiras 100 da lista dividem, sozinhas, o bolo de 27% das vendas totais do varejo no Brasil.

Entretanto, mais do que a honraria às empresas destaque, o ranking é um incentivo à expansão e fortalecimento das diferentes categorias do campo lojista. Algumas, inclusive, que ainda se recuperam a tímidos passos do forte baque causado pela crise recente no mercado. Uma delas é a de vestuário que, mesmo com a perda de faturamento nos últimos anos, ainda aparece na pesquisa como terceiro maior setor do varejo – ao lado dos lojistas de Esportes – e tem vistas de Crescimento, como explicou a consultora Ana Paula Tozzi em entrevista à Infomoney.

“O mercado de ações voltou a discutir os papéis do setor, inclusive com possibilidades de abertura de capital ou novos investimentos. O cenário para esse segmento é muito convidativo, porque temos uma taxa de juros baixa e uma visão de consumo otimista”

comentou Ana Paula.


Oportunidade de avaliar os resultados do ranking de 2019 e traçar planos para endossar os scores em 2020. Confira abaixo as estatísticas dos principais setores do varejo no ano passado.

Com informações do: IBEVAR

Notícias relacionadas

Black Friday

Uma das datas mais importantes do ano para o varejo tem uma expectativa aproximada R$13,5 bilhões de faturamento em 2019.

ver mais