É comum muitas pessoas acreditarem que o controle de estoque se resume apenas com a entrada e saída de mercadorias.

26 de março de 2020
A presidência da ALSR promoveu, na semana passada, uma reunião com a os lojistas do RioMar Recife. O assunto em pauta foram as ações a serem tomadas para a prevenção do contágio com o novo coronavírus Covid-19 e os seus impactos no varejo. Com isso, o país entra em uma nova fase da estratégia brasileira, a de criar condições para diminuir os danos que o vírus pode causar à população.
Governos e Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceram uma série de recomendações na tentativa de atenuar as chances de uma contaminação massiva pelo vírus. Atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio pelo coronavírus. O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado. A fins de estarem alinhados no combate à pandemia, o presidente da ALSR, Aziz Calife Júnior, discutiu junto aos lojistas as melhores formas de preservar a segurança, saúde e tranquilidade destes, assim como de seus colaboradores e clientes. Também foram discutidas medidas para preservar os negócios e, consequentemente, os empregos. A reunião, inclusive, foi transmitida online para todos os lojistas que optaram por, neste momento, não se deslocarem de suas casas, mas mesmo assim trazerem suas questões à tona. Os pontos levantados foram remetidas à administração do RioMar Recife. As medidas gerais válidas a todos os estados brasileiros, incluem o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde.
A ALSR vem estudando, há meses, o assunto e acompanhando todas as atualizações cerca do alastramento do novo coronavírus, que até o fechamento desta matéria já contaminou quase 340 mil pessoas no mundo e se aproxima de 12 mil vítimas fatais, 34 delas no Brasil.
Após a reunião, o RioMar Recife tomou medidas preventivas como uma série de restrições, uma delas é o funcionamento do delivery dos restaurantes que está permitido das 12h às 22h. Na quinta (19) o governador Paulo Câmara decretou o fechamento de shoppings, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais no estado a partir do sábado (21) e por tempo indeterminado.
Apesar da atitude mais incisiva do governo, é importante lembrar das atitudes de foro íntimo que podem, literalmente, salvar vidas:
– Higienize constantemente as mãos – sempre que possível com água e sabão, quando não, com álcool em gel.
– Não leve as mãos ao rosto (em contato com olhos ou boca, por exemplo) enquanto não higienizá-las.
– Evite compartilhar objetos como talheres, copos, dentre outros de uso pessoal.
– Em caso de sintomas como tosse seca, coriza, febre – sintomas de uma gripe comum mas também do coronavírus – opte por ficar em casa.
– Em caso de sintomas como tosse seca, coriza, febre – sintomas de uma gripe comum mas também do coronavírus – opte por ficar em casa.
Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.
Produtos de higiene também devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis, adquiram fraldas e outro produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.
Lembrando: Fique em casa!