Notícias

Vendas de fim de ano: expectativa de movimentação de R$66,6 bilhões na economia

14 de dezembro de 2022

O período das festividades de fim de ano sempre foi visto com otimismo pelos varejistas, e este ano não será diferente, ainda mais com impacto positivo trazido pela Copa do Mundo.

As datas comemorativas devem movimentar as ruas de todo o país, levando mais de 118 milhões de consumidores às compras. Percebe-se uma estabilidade na intenção de compra dos consumidores, em relação a 2021, o que reflete o otimismo dos varejistas.

Expectativa de vendas 

Uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), aponta que as festividades deste ano devem injetar R$66,6 bilhões na economia.

José César da Costa, presidente da CNDL, afirma que “O período promete movimentar as ruas de todo o país e o comércio conta com as vendas para fechar as contas do ano.” E ainda ressalta: “Os últimos tempos foram de muitos desafios para o setor de Comércio e Serviços, por isso é o momento de se preparar para aproveitar a oportunidade da melhor data comemorativa do Varejo”.

A pesquisa aponta ainda que, entre os itens mais comprados, 57% afirmam que pretendem comprar roupas, 38% calçados, 36% perfumes/cosméticos, 34% brinquedos e 21% acessórios.

Principais canais de venda

A disputa entre o online e offline é grande: quase metade dos consumidores comprarão exclusivamente pela internet, mas a maioria ainda vai preferir as lojas físicas. Há, ainda, os que preferem comprar online, mas fazer a retirada na loja física.

Isso deixa um alerta para o lojista: manter os dois ambientes preparados, com processos de venda claros e que facilitem a vida do consumidor. 

A pesquisa ainda mostra que os consumidores também estão atentos aos preços. Quando se trata da escolha do estabelecimento onde pretendem comprar os presentes, 53% são influenciados pelo preço. Já 39% escolhem o local por conta de ofertas e promoções; 23%, pela variedade de produtos; e 29%, pelo valor do frete.

Algumas dicas para preparar a loja

O lojista que estiver preparado, terá os melhores resultados:

Para finalizar, analise como as intenções do consumidor podem afetar sua loja e como você pode melhorar os processos a partir disso.

Notícias relacionadas