Você sabe o que significa “Consumo de Vingança”?Confira nossa análise completa sobre esse processo que se repete entre os tempos e prepare-se para uma nova onda de vendas que vem por aí.
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Vendas de fim de ano: expectativa de movimentação de R$66,6 bilhões na economia
14 de dezembro de 2022
O período das festividades de fim de ano sempre foi visto com otimismo pelos varejistas, e este ano não será diferente, ainda mais com impacto positivo trazido pela Copa do Mundo.
As datas comemorativas devem movimentar as ruas de todo o país, levando mais de 118 milhões de consumidores às compras. Percebe-se uma estabilidade na intenção de compra dos consumidores, em relação a 2021, o que reflete o otimismo dos varejistas.
Expectativa de vendas
Uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), aponta que as festividades deste ano devem injetar R$66,6 bilhões na economia.
José César da Costa, presidente da CNDL, afirma que “O período promete movimentar as ruas de todo o país e o comércio conta com as vendas para fechar as contas do ano.” E ainda ressalta: “Os últimos tempos foram de muitos desafios para o setor de Comércio e Serviços, por isso é o momento de se preparar para aproveitar a oportunidade da melhor data comemorativa do Varejo”.
A pesquisa aponta ainda que, entre os itens mais comprados, 57% afirmam que pretendem comprar roupas, 38% calçados, 36% perfumes/cosméticos, 34% brinquedos e 21% acessórios.
Principais canais de venda
A disputa entre o online e offline é grande: quase metade dos consumidores comprarão exclusivamente pela internet, mas a maioria ainda vai preferir as lojas físicas. Há, ainda, os que preferem comprar online, mas fazer a retirada na loja física.
Isso deixa um alerta para o lojista: manter os dois ambientes preparados, com processos de venda claros e que facilitem a vida do consumidor.
A pesquisa ainda mostra que os consumidores também estão atentos aos preços. Quando se trata da escolha do estabelecimento onde pretendem comprar os presentes, 53% são influenciados pelo preço. Já 39% escolhem o local por conta de ofertas e promoções; 23%, pela variedade de produtos; e 29%, pelo valor do frete.
Algumas dicas para preparar a loja
O lojista que estiver preparado, terá os melhores resultados:
- Decoração da loja: É hora de entrar em clima natalino e chamar atenção dos clientes que passam pela sua loja;
- Embalagens temáticas: Parece um detalhe, mas quanto mais bonito o seu produto for apresentado, maior as chances dele “se vender sozinho”;
- Prepare a equipe: Esse período costuma ser mais movimentado, então, mantenha a equipe pronta e, se necessário, faça contratações temporárias;
- Promoções e brindes: Crie combos de produtos para presentear, cupons de desconto nas redes sociais e até caixinha de presente surpresa (cada uma com um brinde ou um desconto que o seu cliente pode ganhar ao comprar um determinado valor), use a criatividade!
- E, principalmente, facilite o processo de compra do seu cliente, seja online ou offline.
Para finalizar, analise como as intenções do consumidor podem afetar sua loja e como você pode melhorar os processos a partir disso.