Notícias

Dia do consumidor é data marcante e de oportunidades

6 de março de 2020

A grande data para o varejo no primeiro trimestre se aproxima: 15 de março, o dia do consumidor. A origem do marco remete ao ano de 1962, quando, neste mesmo dia, o então presidente norte-americano John F. Kennedy elencou, em discurso histórico no congresso de seu país, quatro direitos básicos do consumidor: o de ser ouvido, à segurança, à informação e à escolha.

A declaração ganhou tamanho apelo no cenário do varejo do mundo inteiro que acabou dando origem à instituição da data. No Brasil, ela também significa a comemoração de mais um ano do Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor em 1991. Mas, para os lojistas, tanto quanto para os consumidores (ora, pois!), é inescapável vislumbrar com olhos cobiçosos às oportunidades que o dia representa.

Segundo a última pesquisa realizada pelo Google em relação ao Dia do Consumidor, cerca de 81% dos entrevistados apresentavam pretensões de realizar alguma compra na data em 2018. Resultados? Segundo o próprio Google, segmentos como os de alimentos e bebidas, smartphones, eletrodomésticos e eletroportáteis em geral, obtiveram incrementos de mais de 70% em vendas em relação aos demais dias.

Já segundo a Criteo S.A, o setor de Moda/Luxo alcançou picos de venda de 117% no último dia 15 de março. Também segundo a empresa, especializada em varejo online, o Dia do Consumidor demonstra o resiliente vigor dos pontos de venda físicos na ocasião. Segundo seu levantamento, cerca de 40% do público declara interesse em adquirir seus produtos APENAS por meios off-line na data.      

Entretanto, a preocupação em construir um cenário que resulte em aumento das vendas no dia 15 precisa ser refletida em todas as ações estratégicas do início deste mês. Trabalhe o marketing com intensidade, elabore conceitos fortes, crie expectativa de ofertas inéditas e exclusivas, atraia novos clientes com ações especiais, enfim, pense não somente em um dia, mas sim em um mês do consumidor.

Seja criativo para aproveitar o momento e dar aquela turbinada no seu faturamento, pós carnaval. Afinal, o ano, enfim, começou, não é mesmo?!     

Notícias relacionadas

Gestão de Estoque

É comum muitas pessoas acreditarem que o controle de estoque se resume apenas com a entrada e saída de mercadorias.

ver mais