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Instagram: a nova vitrine das empresas

25 de maio de 2022

Mais que uma rede social e ambiente de relacionamento, o Instagram se tornou a nova vitrine das empresas. Antes mesmo de chegar à loja física, o consumidor que está procurando algum item, vai buscar a loja no Instagram.

Inclusive, as pesquisas mais recentes mostram que o consumidor tem cada vez mais buscado produtos no Instagram e em outras redes sociais do que no próprio Google, que costumava ser a ferramenta de busca mais usada para esse fim.

E o que essas informações significam para você, lojista? Simples: a rede social da sua loja precisa estar preparada para receber o público, seja para atraí-lo para a loja física ou para fazer a venda on-line.

Mas como organizar o perfil da minha loja?

Hoje em dia, além de todos os detalhes da loja física, o lojista também precisa entender do digital. Vamos a algumas dicas para ter um perfil de Instagram organizado e atrativo:

  1. Nome de usuário – Para ser facilmente encontrada pelo cliente, o nome de usuário precisa ser o mais simples possível, sem underlines (_), pontos e repetição de letras.
  2. Bio – A Bio pode conter algumas informações importantes: nicho da sua loja, a localização, um slogan (caso tenha) e, principalmente, um link que direcione para o site ou WhatsApp, para que o cliente possa fazer a compra on-line.
  3. Destaques – É importante fazer destaques com produtos, coleções novas, feedbacks de clientes, localização, horário de funcionamento, etc.
  4. Stories – É nos stories que o cliente se conecta com a sua marca! É preciso estar presente nessa ferramenta todos os dias, compartilhando produtos, bastidores, feedbacks, dando dicas, fazendo enquetes, etc. Faça com que o seu cliente se sinta parte do seu negócio! 
  5. Conteúdo – Você precisa despertar o interesse do seu público no seu perfil, e isso vai além de postar apenas os produtos. Sim, você deve postar fotos e vídeos dos produtos, mas também busque ajudar, dar dicas dentro do seu segmento. Isso vai gerar mais credibilidade, autoridade e conexão com o público. 

Omnichannel

Outra modalidade muito importante para se adotar é o Omnichannel ou multicanalidade, que significa vender por diversos canais (loja física, redes sociais, site e aplicativo). 

Os clientes querem uma experiência de compras ágil e sem barreiras. Isso é possível com a integração entre os ambientes digital e físico. Permita que seu cliente compre online e retire o produto na loja, por exemplo.

O estabelecimento precisa assegurar e facilitar a jornada multicanal do cliente – que deseja ter acesso e atendimento de mesma qualidade em todos os canais. Esta é uma das melhores formas de fidelizar o cliente e conquistar sua preferência.

Constância é a chave

Apenas estar presente no digital não é mais suficiente, para chamar a atenção do consumidor, é preciso ter conteúdo e ser constante.

No meio de tanta concorrência e opções para o cliente escolher, a empresa que se destaca é aquela que vai além de oferecer produtos, é aquela que traz dicas, experiências e informações relevantes em seu perfil  todos os dias.

É claro que essa não é uma tarefa fácil, mas deve ser uma atividade diária da sua empresa, assim como qualquer outra. Mas os resultados são satisfatórios: mais consumidores, mais vendas e uma comunidade de clientes fiéis à sua marca!

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