Não existem metas sem planejamento. Para ser justo, nada existe sem planejamento, desde as pequenas realizações diárias aos grandes feitos da vida.

19 de maio de 2022
Após dois anos de pandemia, que abalaram o comércio brasileiro, 2022 registrou um aumento de 36% nas vendas em lojas de shopping no Dia das Mães, em relação a 2021.
No ano passado, a queda foi entre 20% e 25% em relação a 2019, já que em 2020 todos os estabelecimentos estavam fechados, devido à covid-19.
Além disso, esse resultado positivo nas vendas teve como principal destaque o segmento feminino de vestuário, acessórios e calçados.
Todos os dados são da Associação Brasileira dos Lojistas Satélites de Shoppings (Ablos).
Mesmo com o aumento da inflação e a alta nos preços, a expectativa para este ano já era positiva, tendo em vista o crescente retorno à “vida normal”, com a volta de eventos e até mesmo a liberação do uso de máscaras em locais públicos, inclusive nos shoppings.
No entanto, é preciso lembrar que esse crescimento de 36% vem de uma queda bruta nas vendas nos anos anteriores, então, ele não reflete um crescimento real. É preciso um pouco mais de paciência para que o mercado volte a se movimentar como antes.
Vendas omnichannel
Já falamos várias vezes sobre o omnichannel aqui no blog e também no nosso Instagram (@alsr.recife) e voltamos a repetir agora: essa é uma realidade que veio para ficar.
Boa parte dos consumidores compraram através do comércio omnichannel, que consiste na integração de diversos canais físicos e virtuais. Muitas vezes, fazendo o pedido online e a retirada na loja física.
Lojistas precisam estar cada vez mais atualizados nessa modalidade para não perder vendas.
Varejo reaquecido?
O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo. No entanto, mesmo com a expectativa positiva para 2022, o resultado nas vendas ainda era incerto.
Com o saldo positivo que o varejo teve nesta data, podemos afirmar que, depois de dois anos de desequilíbrio, a retomada do comércio presencial está cada vez mais aquecida.